COVID-19 e perda auditiva: o que sabemos

COVID-19, também conhecido como coronavírus, foi agora associado a muitas complicações de longo prazo, incluindo danos ao coração, danos aos pulmões e distúrbios neurológicos. Uma área emergente de pesquisa é, se a perda auditiva e o zumbido (zumbido nos ouvidos) podem resultar da infecção por coronavírus – seja como um sintoma ou como uma complicação dias ou semanas depois.
Sabemos que muitos tipos diferentes de infecções virais e bacterianas podem causar perda auditiva súbita. E quanto ao SARS-CoV-2 que está causando uma pandemia global? Abaixo, mergulhamos nas pesquisas mais recentes sobre cuidados de saúde sobre o assunto.

Doutor

Dr. Michael Henrique

Coronavírus e perda auditiva

Perda auditiva repentina como sintoma inicial

Com base em relatos de casos publicados, parece que a perda auditiva súbita raramente é um sintoma do início do coronavírus.

Em um relatório de junho de 2020  , vários pacientes iranianos relataram perda auditiva em um ouvido, bem como vertigem. Em outro relatório sobre  perda auditiva neurossensorial súbita e COVID-19 , um homem egípcio sem outros sintomas de coronavírus desenvolveu perda auditiva súbita e logo depois testou positivo para coronavírus.

Nota: a  perda repentina de audição é uma emergência médica . Procure atendimento médico se tiver perda súbita de audição em um ouvido. Quanto mais rápido você receber o tratamento, maior será a probabilidade de sua audição voltar.

Perda auditiva e zumbido como sintomas posteriores

O que parece ser um pouco mais comum (embora ainda raro) é o desenvolvimento de perda auditiva, zumbido ou tontura posteriormente no processo de infecção, o que significa que esses problemas não fazem parte do início dos sintomas, mas surgem dias ou semanas depois.

Segundo um artigo publicado no site tandfonline de fevereiro de 2021 que reuniu dados sobre complicações auditivas estimou que:

• 7,6% das pessoas relatam perda auditiva
  • 14,8% relataram zumbido
  • 7,2% relataram vertigem

No entanto, os pesquisadores ressaltam que faltam “estudos de alta qualidade” sobre o tema. É necessário um grande esforço de pesquisa abrangente.

Exemplo de estudo de caso

Embora não existam grandes estudos sobre as complicações auditivas do COVID-19, existem dezenas de estudos de caso. Por exemplo, em outubro de 2020, o jornal médico BMJ Case Reports publicou um estudo de caso de um homem britânico de 45 anos que desenvolveu zumbido e perda súbita de audição em um ouvido depois que ficou gravemente doente com COVID-19. Felizmente, sua audição se recuperou parcialmente depois que ele recebeu tratamento com esteroides para a perda auditiva.

Embora não seja possível provar que COVID-19 causou diretamente sua perda auditiva, os autores do estudo explicaram, parece muito provável que tenha sido esse o caso, especialmente porque ele não recebeu nenhum medicamento que incluísse a perda auditiva como efeito colateral (conhecido como ototoxicidade).

“Nós sugerimos que os pacientes sejam questionados sobre a perda auditiva em [terapia intensiva], quando aplicável, e qualquer paciente que relate perda auditiva aguda deve ser encaminhado à otorrinolaringologia em caráter de emergência”, disseram os autores.

No geral, a pesquisa mostra que a perda auditiva e o zumbido não são sintomas comuns da infecção por COVID-19; nem são considerados complicações comuns à medida que a doença progride.

coronavirus-covid-19

No entanto, se você for positivo para COVID-19 e tiver perda auditiva repentina, procure atendimento médico imediato para aumentar suas chances de ter sua audição de volta.

Da mesma forma, relatórios de autópsia  detectaram o vírus nos ossos do ouvido médio. E neste  relato de caso , um homem alemão apresentou perda auditiva profunda aguda após desenvolver pneumonia COVID-19.

‘Estudos de alta qualidade são necessários’

Talvez mais esclarecedores até agora sejam os resultados de uma pesquisa no Reino Unido , que descobriu que quase 1 em cada 10 pacientes com coronavírus relataram perda auditiva ou zumbido 8 semanas depois. Isso foi surpreendente, observaram os autores, mas também apontaram que a perda auditiva e o zumbido podem não estar relacionados ou estar indiretamente relacionados (como um efeito colateral de um medicamento).

Em outras palavras, mais pesquisas sobre as consequências auditivas de longo prazo do coronavírus são extremamente necessárias.

“São necessários estudos de alta qualidade para investigar os efeitos agudos do COVID-19, bem como para compreender os riscos de longo prazo, no sistema audiovestibular”, afirmam os autores de uma rápida revisão sistemática de junho de 2020   sobre o assunto.

O COVID-19 danifica o sistema auditivo?

Um estudo muito pequeno em Israel examinou 16 pacientes, metade dos quais tinha teste positivo para COVID-19 e a outra metade não estava infectada (o grupo de controle). Eles não encontraram diferenças nos dois grupos ao procurar sinais de danos ao nervo auditivo. Os pesquisadores usaram testes conhecidos como emissões otoacústicas (EOA) e medidas de resposta auditiva de tronco encefálico (ABR) para avaliar a função auditiva.

O estudo deve ser interpretado com cautela, uma vez que havia apenas 16 pessoas inscritas e todos os pacientes com coronavírus eram assintomáticos, o que significa que nunca se sentiram mal com a infecção. Os pesquisadores estão planejando um estudo muito maior que incluirá pacientes que desenvolveram complicações graves de COVID-19.

Perda auditiva ou zumbido como efeito colateral de medicamentos usados ​​para tratar o coronavírus

O que é bem conhecido: Alguns medicamentos usados ​​para tratar o coronavírus apresentam um risco relativamente alto de perda de audição, zumbido nos ouvidos ou vertigem e tontura como efeito colateral. Esses medicamentos incluem quinino, cloroquina e hidroxicloroquina.

“Esses medicamentos antivirais têm eventos adversos conhecidos, incluindo zumbido e perda auditiva, e os sintomas podem ser mal diagnosticados como sendo causados ​​pelo COVID-19”, afirmaram os autores da revisão sistemática mencionada acima.

Leia mais sobre drogas que causam perda auditiva .

Conclusão sobre perda auditiva e COVID

Mais pesquisas são necessárias antes de entendermos completamente como o coronavírus afeta a audição e o equilíbrio. Ainda não sabemos até que ponto o coronavírus causa perda auditiva, zumbido ou problemas de equilíbrio.

À medida que a pandemia avança e a pesquisa muda para efeitos de longo prazo, provavelmente começaremos a aprender mais. Volte para ver as atualizações.

Observação: as informações sobre a pandemia de coronavírus estão evoluindo rapidamente. Se você tiver alguma dúvida sobre o coronavírus e sua audição, procure a orientação dos nossos profissionais de saúde.

Quão útil foi este artigo?

Fale conosco aqui!